“Neuropsicologia e Psicopedagogia"
É o desenvolvimento integrado de competências essenciais para a aprendizagem”
A compreensão da aprendizagem numa visão pedagógica neurocientífica pode permitir o planejamento de estratégias de ensino-aprendizagem que integrem a todos de uma forma nova e abrangente, envolvendo sistemas, potencializando resultados.
O desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) tem sido o caminho apontado para a mudança que se faz necessária para que o aprendiz seja sujeito de sua aprendizagem.
As competências são as funções cognitivas utilizadas para estabelecer relações com o ambiente e levar ao desenvolvimento das habilidades de pensar, decidir ou “saber fazer”, possibilitando nova aquisição de competências.
A competência é uma construção mental e não a mera resolução de tarefas: envolve a compreensão do que se faz.
Novas metodologias são necessárias para o desenvolvimento de competências na escola.
“É preciso trabalhar por resolução de problemas e por projetos que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos, habilidades e valores com a finalidade de formar um cidadão crítico, criativo, responsável e atuante no fortalecimento e coesão de seu grupo social”
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
CHRISFAPI -
25 e 26 de abril 2009