O currículo da Educação Infantil
Quando se refere a palavra currículo o que vem em mente é um conceito variado e diverso que leva a questionar a questão da seleção do currículo escolar a ser seguido na educação infantil.
É nítido que os responsáveis diretos em relação a aplicação dos currículos na sala de aula, são dos professores.
O ideal é que as experiências vividas na sala de aula , contribuam para a geração de um processo permanente de revisão das programações dos ciclos da Educação Infantil e do projeto curricular
1. atividades de comunicação e expressão que desenvolvam as linguagens verbal, plástica, musical e corporal;
2. atividades com materiais que favoreçam o processo de elaboração de descoberta, de levantamento de hipóteses, de criação e de reinvenção;
3. atividades que estimulem a construção de conhecimentos matemáticos e do meio físico e social;
4. atividades que favoreçam o contato com a língua escrita.
As atividades serão programadas obedecendo a uma seqüência e ordenação cuidadosamente estabelecidas e serão apresentadas aos alunos de forma lúdica.
A educação psicomotora na idade pré escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa de confrontação com o meio.
A ajuda educativa proveniente dos pais e do meio escolar tem a finalidade não de ensinar a criança comportamentos motores, mas sim de permitir-lhe exercer sua função de ajustamento, individualmente ou com outras crianças.
Na pré-escola o papel do professor não é alfabetizar, mas estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal.
Através do seu conhecimento e sensibilidade, ele pode dosar teoria e prática de maneira gradual, combinando os estímulos adequados para cada tipo de aluno.
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