INFANTIL IV
“Na educação infantil, tudo se propõe de forma lúdica”.
“Na educação infantil, tudo se propõe de forma lúdica”.
Durante a primeira semana do mes de setembro, pedimos qua as crianças trouxesse de casa uma caixinha recheada de brinquedos que elas costumam brincar em casa, para brincar em sala de aula
A escola é um rico espaço para se brincar, pois conta com dois elementos importantíssimos:
o grupo de crianças e os adultos.
A escola é um rico espaço para se brincar, pois conta com dois elementos importantíssimos:
o grupo de crianças e os adultos.
Barbeiro
O jogo simbólico é também um meio de auto-expressão: ao reproduzir os diferentes papéis a criança imita situações da vida real. Nele, aquele que brinca dá novos significados aos objetos, às pessoas, às ações, aos fatos etc., inspirando-se em semelhanças mais ou menos fiéis às representadas.
“Fantasiando, inventando em cima da realidade, a criança vai vivenciando e assimilando suas dúvidas, suas angústias, vai construindo seu conhecimento”.
De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. Para este autor, “a situação imaginária de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento, embora possa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori.
A criança imagina-se como mãe da boneca e a boneca como criança e, dessa forma, deve obedecer às regras do comportamento maternal” (VYGOTSKY, 1998:124).
SEXTA FEIRA DIA DO BRINQUEDO
PROFESSORAS
CARLA E MARILEICA
CARLA E MARILEICA