2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*

É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Marileica Chaves Bezerra

ESTADOS E CIDADES ONLINE NO MOMENTO


free stats

Christus Baby

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AMASSANDO JORNAL



Infantil IV

Trabalhando coordenação motora fina

São atividades que limitam-se mais ao uso das mãos.

Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.


Material usado: Jornal


Objetivos :

Trabalhar a percepção sensorial e a concentração.




Foi destribuído uma folha de jornal para cada criança



Foi pedido para que as crianças amassem bastante a folha de jornal.

E começaram o trabalho


Bem amassadinha
Que coubecem na mão



E continuam amassando...


......


Olha!!!!!!!!!
Que beleza já estão bem amassadinha



Solicitamos que as crianças abram a folha, desamassando-a o máximo que puderem


Bem desamassados


Agora vamos rasgar em pedacinhos pequenos



ÉEEE festa boa sô
Toda criança gosta de rasgar papel



Todos os papeis rasgados foram para a lixeira ..



Professoras Carla e Maryleika



TRABALHANDO HABILIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA FINA




Infantil IV

Habilidades de coordenação motora fina em sala de aula, com pregadores coloridos e copos descartáveis

Controle de pequenos músculos do corpo que permitem
execuções de tarefas que
envolvem força , controle motor fino e destreza.


As habilidades motoras finas são importantes na maioria das atividades escolares.


Objetivo da atividade :

Atingir o desenvolvimento motor , de modo que os pequenos músculos
(dedos: polegar e indicador) adquiram coordenação suficiente para alcançar, agarrar e manipular objetos com precisão.


Crianças até 5 anos que ainda não desenvolveram aspectos mais avançados da coordenação motora fina ,não estão muitas vezes prontas para atividades com lápis ou até mesmo tesoura.




Abrir e fechar pregadores de roupa





Habilidade de segurar
os objetos entre o polegar e o indicador.


Esta posição permite as performance em atividades de destreza das crianças.



Objetivo pegar as tampinhas com pregador e colocar dentro do copo







É a capacidade de coordenar os movimentos pressupondo o exercício de múltiplas funções psicológicas e motoras.




A coordenação motora fina envolve normalmente olhos e mãos
possue um alto grau de precisão




Segundo guthrie
( 1952)

A habilidade

"consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o minímo dispêndio de energia ou tempo"




Movimentos finos com polegar e indicador



Movimentos finos com polegar e indicador









Deficiências em habilidades motoras finas podem afetar a capacidade de uma criança a comer, escrever de forma legível, use um computador, virar as páginas de um livro, e realizar tarefas de cuidados pessoais , tais como vestuário e de higiene.


A construção de habilidades motoras em crianças que lhes permitirá realizar uma série de importantes tarefas funcionais.



Estas incluem:


•amarrar os sapatos

•escrita de forma legível e sem fadiga muscular significativa

•jogos que exigem movimentos precisos mão e o dedo

•desenho, pintura e coloração

•manipulação de botões e fechos

•colocar pequenos objetos juntos

•fazer quebra-cabeça,encaixes

•uso da tesoura

•manipular objetos pequenos como moedas

•abrir e fechar objetos

•ser capaz de isolar os movimentos dos dedos (ou seja, usando um dedo de cada vez, como em tocar piano ou digitação)

•dobradura ou virar páginas de livro

•exploração e utilização de utensílios de forma adequada e eficaz

•parafusar e desparafusar

•fazer qualquer coisa que requer mão precisas e pequenos movimentos dos dedos


fonte do texto
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/