“Valorizar a maneira de agir, pensar, sentir de um povo, através de suas tradições culturais.”
É importante valorizar o folclore: ele representa o mais alto valor de uma nação, não importa em que setor se encontra ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar.
A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez pelo professor inglês William John Thoms, em 22 de agosto de 1846, data considerada Dia Internacional do Folclore.
Folk, em inglês, significa povo, e lore, conhecimento.
Folclore, então, seria um conhecimento emanado do povo.
O projeto contribuiu para que os alunos desenvolvessem atividades e vivenciassem, de maneira concreta, as lendas, poesias, cantigas de roda, brincadeiras, briquedos em um trabalho coletivo.
Dia 16 de agosto
Maternal e Infantil II e III
Apresentou as cantigas de roda, vivenciando-as como aprendizado.
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar,
vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar.
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O anel que tu me deste era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.
diga um verso bem bonito, diga adeus e vá embora.
O Pião entrou na roda, ó pião ! (bis)
Sapateia no terreiro, ó pião ! (bis)
Mostra a tua figura, ó pião ! (bis)
Faça uma cortesia, ó pião ! (bis)
Atira a tua fieira, ó pião ! (bis)
Entrega o chapéu ao outro, ó pião ! (bis)
Dia 17 de agosto
Infantil IV
Brinquedos e brincadeiras do tempo da vovó
Qual não é a surpresa dos pais quando o filho chega da escola cantando uma canção muito antiga ou sugerindo uma brincadeira que eles ainda guardam na memória?
Hoje, especialmente nos projetos educacionais que privilegiam o folclore brasileiro, muitas brincadeiras da infância dos avós são resgatadas na escola.
E ainda fazem o maior sucesso!
Desde a canção Ciranda, Cirandinha até pular
amarelinha ou brincar de pique-esconde, muitas das brincadeiras que a turminha moderna curte já encantavam crianças há mais de um século.
Que tal um passeio pela história dos brinquedos e brincadeiras no Brasil?
A PRESERVAÇÃO DESTAS BRINCADEIRAS É MUITO IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DA CULTURA FOLCLÓRICA. POR ISSO, SÃO MUITO PRATICADAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE O MÊS DE AGOSTO QUE É DESTINADO AO FOLCLORE.
Infantil v
Advinhações/ travas línguas
Advinhações
As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir.
São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
Trava Lingua
Podemos definir os trava línguas como frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira).
Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar.
Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente.
Estes trava línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Há quatro quadros três e três quadros quatro.
Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três.
Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.
Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
- O que é que é surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
- O que é o que é que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo
- Ele é magro pra chuchu, tem entes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo
Dia 19
1º ano A e B
Lendas
Lenda da Mandioca
tão bela e tão delicada. Todos a amavam.
sorriso no rosto a iluminar os passantes, como a aura da manhã!
de tudo para salvar sua linda descendente.
Porém, nem a pagelança, Nem os segredos da mata virgem, nem as águas
profundas, nem a banha de animais raros; puderam evitar-lhe a morte.
ano, foram levar-lhe flores e ainda rezar por ela.
Eles ficaram surpresos, havia crescido em sua sepultura alguns arbustos
diferentes. Eles eram fortes e vigorosos.
as carnes de Mani. Então eles a comeram, dizendo que era a carne de Mani.