Estudantes com disgrafia têm rendimento afetado
Estudantes portadores do distúrbio têm escrita abaixo do nível esperado para a idade cronológica
Os especialistas consideram como principais características da disgrafia a dificuldade para escrever, a escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúsculas, a mistura de letra de forma e cursiva, letras muito juntas ou incompletas, dificuldade ou lentidão para realizar cópias, falta de respeito à margem do caderno e emprego de muita força na mão no momento da escrita que comprometem a caligrafia.
Os especialistas consideram como principais características da disgrafia a dificuldade para escrever, a escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúsculas, a mistura de letra de forma e cursiva, letras muito juntas ou incompletas, dificuldade ou lentidão para realizar cópias, falta de respeito à margem do caderno e emprego de muita força na mão no momento da escrita que comprometem a caligrafia.
De acordo com as pesquisadoras Sylvia Ciasca e Sônia Rodrigues, o problema é sério e os pais e professores devem ficar atentos, mas, por se tratar de um distúrbio da aprendizagem que não é tão comum e envolve uma série de fatores, o diagnóstico mais consistente de disgrafia deve ser dado apenas por uma equipe de profissionais de diferentes áreas.
“Um único profissional não pode dar o diagnóstico de disgrafia.
É preciso meses de testes e avaliações e, dentro de cada área, os especialistas fazem testes específicos para identificar o problema”, afirmou Sylvia Ciasca.
Sylvia Maria Ciasca, coordenadora do Disapre diz:
Disgrafia é o segundo maior transtorno de aprendizagem
Quer saber mais ?
UOL- NOTICIAS /EDUCAÇÃO
“Um único profissional não pode dar o diagnóstico de disgrafia.
É preciso meses de testes e avaliações e, dentro de cada área, os especialistas fazem testes específicos para identificar o problema”, afirmou Sylvia Ciasca.
Sylvia Maria Ciasca, coordenadora do Disapre diz:
Disgrafia é o segundo maior transtorno de aprendizagem
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http://cosmo.uol.com.br/noticia/56300/2010-06-22/estudantes-com-disgrafia-tem-rendimento-afetado.html