2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

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É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Marileica Chaves Bezerra

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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MARIA MONTESSORI: “Ela revolucionou o ensino infantil”


Maria Montessori nasceu em Chiaravalle, Itália a 31 de agosto 1870.

Graduou-se em medicina no ano de 1884 pela Universidade de Roma, convertendo-se assim na primeira mulher médica da Itália, em sua prática médica, suas observações clínicas a conduziram a analisar como as crianças aprendem e que constroem sua aprendizagem a partir do que existe no ambiente.

Em 31 de março 1896 nasce seu filho Mário. Em 1902 começa seus estudos de pedagogia, psicologia experimental e antropologia.

Em 1911 deixa a consulta médica e se dedica ao trabalho pedagógico.

Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno.

Na sua visão a criança é pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio.

Segundo Montessori, na sala de aula o professor é uma espécie de orientador que ajuda a direcionar o indivíduo no seu desenvolvimento espontâneo, para que o mesmo não desvie do caminho traçado, assegurando a livre expressão do seu ser, sua exigência com o professora era:

RESPEITO À CRIANÇA.

A CRIANÇA É CAPAZ DE APRENDER NATURALMENTE.

Buscando desenvolver essas energias, acredita que o educando adquire conhecimento e se torna livre para a expressão do seu ser através da liberdade do seu potencial, disse:

“DEIXE A CRIANÇA LIVRE, E ELA SE REVELARÁ”.

A escola criada por Montessori prima pela educação que leva em conta o ser total, também a criança como um todo: a interdependência corpo-mente.

O educador educa através de ATITUDES, que servem como apoio/referencial para criança.

Segundo ela, a criança aprende mexendo-se (aprendizagem-movimento) num ambiente previamente preparado.

DESCOBRIR O MUNDO PELO TOQUE

O espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal.

Assim como o ambiente, a atividade sensorial e motora desempenha função essencial.

Ou seja, dar vazão à tendência natural que a garotada tem de tocar e manipular tudo que está a seu alcance.

Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o muno ao seu redor.

Disse certa vez que:

“A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los”.

Exercícios desenvolvidos pela educadora

Hoje utilizados plenamente na Educação Infantil

Objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).

O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato.

Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descorta.

Montessori criticava as escolas tradicionais onde as crianças ficavam sentadas em cardeiras enfileiradas com o professor ensinando em frente ao quadro negro

Para ela as crianças pareciam “coleções de borboletas, cada uma presa em seu lugar”.

Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho.

São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio.

Materiais didáticos

Ela produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:

* Exercícios Para a Vida Cotidiana

* Material Sensorial

* Material de Linguagem

* Material de Matemática

* Material de Ciências

Para os maiores o "Material Dourado"

É um dos materiais criado por Maria Montessori, este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.

O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.

Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.

OBJETIVOS

Desperta na criança a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo.

Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.

" ACRIADORA DO MATERIAL DOURADO"

A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos

Eu sou completamente adepta a pedagogia Montessori


Marileica Chaves

Educadora Infantil , pedagoga, psicopedagoga com especialização em Educação Infantil e crianças especias


"A inteligência da criança observa amando e não com indiferença, isso é o que faz ver o invisível."

Maria Montessori


FONTE

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml