Graduou-se em medicina no ano de 1884 pela Universidade de Roma, convertendo-se assim na primeira mulher médica da Itália, em sua prática médica, suas observações clínicas a conduziram a analisar como as crianças aprendem e que constroem sua aprendizagem a partir do que existe no ambiente.
Em 31 de março 1896 nasce seu filho Mário. Em 1902 começa seus estudos de pedagogia, psicologia experimental e antropologia.
Em 1911 deixa a consulta médica e se dedica ao trabalho pedagógico.
Para ela a educação deve ser efetivada em etapas gradativas, respeitando a fase de desenvolvimento da criança, através de um processo de observação e dedução constante, feito pelo professor sobre o aluno.
Na sua visão a criança é pré-disponibilizada para aprender mesmo sem a ajuda do alheio.
Segundo Montessori, na sala de aula o professor é uma espécie de orientador que ajuda a direcionar o indivíduo no seu desenvolvimento espontâneo, para que o mesmo não desvie do caminho traçado, assegurando a livre expressão do seu ser, sua exigência com o professora era:
RESPEITO À CRIANÇA.
A CRIANÇA É CAPAZ DE APRENDER NATURALMENTE.
Buscando desenvolver essas energias, acredita que o educando adquire conhecimento e se torna livre para a expressão do seu ser através da liberdade do seu potencial, disse:
“DEIXE A CRIANÇA LIVRE, E ELA SE REVELARÁ”.
A escola criada por Montessori prima pela educação que leva em conta o ser total, também a criança como um todo: a interdependência corpo-mente.
O educador educa através de ATITUDES, que servem como apoio/referencial para criança.
Segundo ela, a criança aprende mexendo-se (aprendizagem-movimento) num ambiente previamente preparado.
DESCOBRIR O MUNDO PELO TOQUE
O espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal.
Assim como o ambiente, a atividade sensorial e motora desempenha função essencial.
Ou seja, dar vazão à tendência natural que a garotada tem de tocar e manipular tudo que está a seu alcance.
Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o muno ao seu redor.
Disse certa vez que:
“A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los”.
Exercícios desenvolvidos pela educadora
Hoje utilizados plenamente na Educação Infantil
Objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho).
O método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato.
Baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descorta.
Montessori criticava as escolas tradicionais onde as crianças ficavam sentadas em cardeiras enfileiradas com o professor ensinando em frente ao quadro negro
Para ela as crianças pareciam “coleções de borboletas, cada uma presa em seu lugar”.
Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho.
São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio.
Materiais didáticos
Ela produz uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
* Exercícios Para a Vida Cotidiana
* Material Sensorial
* Material de Linguagem
* Material de Matemática
* Material de Ciências
Para os maiores o "Material Dourado"
É um dos materiais criado por Maria Montessori, este material baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos.
O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
OBJETIVOS
Desperta na criança a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo.
Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
" ACRIADORA DO MATERIAL DOURADO"
A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos
Eu sou completamente adepta a pedagogia Montessori
Marileica Chaves
Educadora Infantil , pedagoga, psicopedagoga com especialização em Educação Infantil e crianças especias
"A inteligência da criança observa amando e não com indiferença, isso é o que faz ver o invisível."
Maria Montessori
FONTE
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml