2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`**♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*

É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Marileica Chaves Bezerra

ESTADOS E CIDADES ONLINE NO MOMENTO


free stats

Christus Baby

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

OFICINA DO OLHAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Promovemos nesta quinta feira, 3/11 uma oficina do olhar, em sala de aula com desenhista Mário César, em que as crianças foram instigadas a observar o desenho,que foi exposto no quadro.

Turma
Infantil IV
Crianças de 4 a 5 anos

Disciplina
Artes

Conteúdo
trabalhando a arte do desenho


Objetivo geral

Ampliar a capacidade de observação, compreender as artes visuais,
utilizando o desenho como ferramenta
principal e motivadora na aprendizagem e estímulo
da criatividade da criança,

Lembrando que a oficina, não é copiar o artista e sim pegar idéias e se inspirar nelas.


Objetivos específicos

Estimular a criatividade e a liberdade de pensar.
Estimular a habilidade na coordenação motora fina
Assim os pequenos aprendem a dominar melhor o traço ao tentar adaptar o estilo do desenho







Agora os aplausos!!!




Agora é só deixar a criatividade rolar solta.





o processo de desenhar está interligado com a
capacidade de “ver” (percepção).



















Ficaram lindos!!!


A atividade desenvolvida foi bastante proveitosa e alcançou seus objetivos de busca de
criatividade e desenvolvimento da imaginação.


Ao desenhar recorre-se ao lado direito, que processa informações
de uma forma diferente e é quase sempre obscuro e pouco utilizado.

O desenho leva ao raciocínio criativo e intuitivo

Professoras
Marileica e Solange


Mas é possível ensinar a desenhar?


Desde o século 19, duas escolas se alternaram no dia-a-dia: a tradicional, segundo a qual as crianças devem copiar modelos, e a renovada, que defende que eles não precisam de orientação.

Hoje, o modelo contemporâneo propõe que o melhor é instigá-los a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual.


É o que os especialistas chamam de "desenho cultivado".


No livro O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores, Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), comenta essas mudanças.

Segundo ela, a escola tradicional pregava que, por não saber desenhar, as crianças precisavam treinar habilidades e cópia para chegar ao referencial de imagens figurativas, cada vez mais próximas da realidade e dos modelos da arte adulta.


LEIA MAIS

UER SABER MAIS?


http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/importancia-desenho-pre-escola-educacao-infantil-desenvolvimento-541441.shtml?page=0