Promovemos nesta quinta feira, 3/11 uma oficina do olhar, em sala de aula com desenhista Mário César, em que as crianças foram instigadas a observar o desenho,que foi exposto no quadro.
Turma
Infantil IV
Crianças de 4 a 5 anos
Disciplina
Artes
Conteúdo
trabalhando a arte do desenho
Objetivo geral
Ampliar a capacidade de observação, compreender as artes visuais,
utilizando o desenho como ferramenta
principal e motivadora na aprendizagem e estímulo
da criatividade da criança,
Lembrando que a oficina, não é copiar o artista e sim pegar idéias e se inspirar nelas.
Objetivos específicos
Estimular a criatividade e a liberdade de pensar.
Estimular a habilidade na coordenação motora fina
Assim os pequenos aprendem a dominar melhor o traço ao tentar adaptar o estilo do desenho
Agora os aplausos!!!
Agora é só deixar a criatividade rolar solta.
o processo de desenhar está interligado com a
capacidade de “ver” (percepção).
Ficaram lindos!!!
A atividade desenvolvida foi bastante proveitosa e alcançou seus objetivos de busca de
criatividade e desenvolvimento da imaginação.
Ao desenhar recorre-se ao lado direito, que processa informações
de uma forma diferente e é quase sempre obscuro e pouco utilizado.
O desenho leva ao raciocínio criativo e intuitivo
Professoras
Marileica e Solange
Mas é possível ensinar a desenhar?
Desde o século 19, duas escolas se alternaram no dia-a-dia: a tradicional, segundo a qual as crianças devem copiar modelos, e a renovada, que defende que eles não precisam de orientação.
Hoje, o modelo contemporâneo propõe que o melhor é instigá-los a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual.
É o que os especialistas chamam de "desenho cultivado".
No livro O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores, Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), comenta essas mudanças.
Segundo ela, a escola tradicional pregava que, por não saber desenhar, as crianças precisavam treinar habilidades e cópia para chegar ao referencial de imagens figurativas, cada vez mais próximas da realidade e dos modelos da arte adulta.
Desde o século 19, duas escolas se alternaram no dia-a-dia: a tradicional, segundo a qual as crianças devem copiar modelos, e a renovada, que defende que eles não precisam de orientação.
Hoje, o modelo contemporâneo propõe que o melhor é instigá-los a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual.
É o que os especialistas chamam de "desenho cultivado".
No livro O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores, Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), comenta essas mudanças.
Segundo ela, a escola tradicional pregava que, por não saber desenhar, as crianças precisavam treinar habilidades e cópia para chegar ao referencial de imagens figurativas, cada vez mais próximas da realidade e dos modelos da arte adulta.
LEIA MAIS
UER SABER MAIS?
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/importancia-desenho-pre-escola-educacao-infantil-desenvolvimento-541441.shtml?page=0
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