Psicopedagoga
Aula sobre :
Classificação de brinquedos
O Sistema ESAR
Este método específico de análise de brinquedos e jogos foi elaborado pela psicóloga canadense Denise Garon em 1982, auxiliada, posteriormente, por Rolande Filion e por Manon Doucet.
O sistema de classificação ESAR* segundo sua autora, apresenta-se como um esquema de análise para avaliar a contribuição psicológica e pedagógica dos acessórios das brincadeiras que as crianças têm habitualmente à mão. Este esquema se estrutura de acordo com as etapas de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. O método, embora conte com várias influências teóricas foi elaborado, principalmente,com base na abordagem piagetiana e apresenta-se em várias facetas do brincar.
A primeira faceta descreve a evolução das formas lúdicas fundamentais e a palavra *ESAR é composta precisamente a partir da primeira letra da palavra que identifica cada uma das categorias desta faceta :
E para o jogo/brincadeira de Exercício que surge desde primeira idade a partirdegestos e movimentos sensoriais e motores.
S para o jogo/brincadeira Simbólica onde ocorre a representação de um objeto por outro, a simulação e o faz de conta.
A para o jogo/brincadeira de Acoplagem/Montagem onde peças agrupadas passam a fazer parte da construção de um todo com novo significado.
R para o jogo/brincadeira com Regras simples que se iniciam a partir dos 4 anos podendo, a partir dos 7 anos, se tornar mais complexas e vindo a tomar uma forma cada vez mais elaborada na adolescência e na idade adulta.
A classificação I.C.C.P.* foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet - C.N.I.J.(Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo) e o International Council of Children’s Play - I.C.C.P (Conselho Internacional do Brincar) em 1981, a partir de observações práticas de psicólogos, educadores e pesquisadores, sob orientação do psicólogo francês André Michelet.
A partir de um extenso estudo sobre a contribuição de brinquedos e jogos no desenvolvimento da criança, o I.C.C.P.
Este método específico de análise de brinquedos e jogos foi elaborado pela psicóloga canadense Denise Garon em 1982, auxiliada, posteriormente, por Rolande Filion e por Manon Doucet.
O sistema de classificação ESAR* segundo sua autora, apresenta-se como um esquema de análise para avaliar a contribuição psicológica e pedagógica dos acessórios das brincadeiras que as crianças têm habitualmente à mão. Este esquema se estrutura de acordo com as etapas de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. O método, embora conte com várias influências teóricas foi elaborado, principalmente,com base na abordagem piagetiana e apresenta-se em várias facetas do brincar.
A primeira faceta descreve a evolução das formas lúdicas fundamentais e a palavra *ESAR é composta precisamente a partir da primeira letra da palavra que identifica cada uma das categorias desta faceta :
E para o jogo/brincadeira de Exercício que surge desde primeira idade a partirdegestos e movimentos sensoriais e motores.
S para o jogo/brincadeira Simbólica onde ocorre a representação de um objeto por outro, a simulação e o faz de conta.
A para o jogo/brincadeira de Acoplagem/Montagem onde peças agrupadas passam a fazer parte da construção de um todo com novo significado.
R para o jogo/brincadeira com Regras simples que se iniciam a partir dos 4 anos podendo, a partir dos 7 anos, se tornar mais complexas e vindo a tomar uma forma cada vez mais elaborada na adolescência e na idade adulta.
A classificação I.C.C.P.* foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet - C.N.I.J.(Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo) e o International Council of Children’s Play - I.C.C.P (Conselho Internacional do Brincar) em 1981, a partir de observações práticas de psicólogos, educadores e pesquisadores, sob orientação do psicólogo francês André Michelet.
A partir de um extenso estudo sobre a contribuição de brinquedos e jogos no desenvolvimento da criança, o I.C.C.P.
Criou uma classificação Psicológica e uma classificação por Famílias de brinquedos, avaliando, entre outros critérios, seus valores:
• funcionais:
em que medida o brinquedo se adapta a criança na forma e no tamanho;
• experimentais:
o que a criança pode fazer com o brinquedo;
de estruturação:
como o brinquedo contribui para a estruturação da personalidade da criança, possibilitando o desenvolvimento da área afetiva;
• de relação:
a forma pela qual o brinquedo ou jogo facilita o relacionamento com outras crianças ou adultos.
Classificação ICCP por famílias de Jogos:
Atividades Sensório-motoras
Atividades Físicas
Atividades Intelectuais
Representação do Mundo Técnico
Afetividade
Atividades Criativas
Relações Sociais
Classificação ICCP por famílias de Jogos:
Atividades Sensório-motoras
Atividades Físicas
Atividades Intelectuais
Representação do Mundo Técnico
Afetividade
Atividades Criativas
Relações Sociais
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