Promoveu nesta terça feira, 19/10 uma oficina do olhar, em sala de aula com desenhista Mário César, em que as crianças foram instigadas a observar o desenho,que foi exposto no quadro
O objetivo da oficina
Foi ampliar a capacidade de observar e compreender as artes visuais
O objetivo da oficina
Foi ampliar a capacidade de observar e compreender as artes visuais
Começou assim ....
Um belo dia ensolarado, Allana e Pedro Eduardo brincavam no jardim
Um belo dia ensolarado, Allana e Pedro Eduardo brincavam no jardim
Lembrando que a oficina, não é copiar o artista.
"O que importa é pegar idéias e se inspirar, assim, os pequenos aprendem a dominar o traço ao tentar adaptar o estilo.
Cada um criou o seu estilo
Trabalhamos de forma lúdica, prazerosa, criativa, informativa; com o objetivo de desenvolver o potencial do aluno no seu total crescimento: na sua parte cognitiva, motora, psíquica, emocional, social,cultural, dando ênfase a sua expressão criadora.
Para Piaget a criança desenha menos o que vê e mais o que sabe.
O que pode ser observado no Desenho:
A produção gráfica da criança é bastante rica em detalhes que, se bem observados e interpretados, podem ser úteis na mediação da aprendizagem da criança.
AGORA OS APLÁUSOS !!!!!
A TURMINHA DEMOSTRARAM UNS VERDADEIROS ARTISTAS !!
SALINHA DA TIA CARLA
Nosso primeiro momento foi contar uma história de acordo com o que o desenhista estava desenhando
Era uma vez......
Uma abelhinha chamada zulita ...
Nosso objetivo
Para desenhar é necessário desenvolver a observação, aprender a olhar para os objetos de uma maneira diferente, da maneira que o artista olha.
Mas é possível ensinar a desenhar?
Desde o século 19, duas escolas se alternaram no dia-a-dia: a tradicional, segundo a qual as crianças devem copiar modelos, e a renovada, que defende que eles não precisam de orientação.
Hoje, o modelo contemporâneo propõe que o melhor é instigá-los a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual.
É o que os especialistas chamam de "desenho cultivado".
No livro O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores, Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), comenta essas mudanças.
Segundo ela, a escola tradicional pregava que, por não saber desenhar, as crianças precisavam treinar habilidades e cópia para chegar ao referencial de imagens figurativas, cada vez mais próximas da realidade e dos modelos da arte adulta.
Professoras responsáveis
Marileica e Carla
QUER SABER MAIS?
A TURMINHA DEMOSTRARAM UNS VERDADEIROS ARTISTAS !!
SALINHA DA TIA CARLA
O desenho é uma atividade possível de ser realizada por todas as pessoas, não é um dom apenas para privilegiados.
Nosso primeiro momento foi contar uma história de acordo com o que o desenhista estava desenhando
Era uma vez......
Uma abelhinha chamada zulita ...
Nosso objetivo
Para desenhar é necessário desenvolver a observação, aprender a olhar para os objetos de uma maneira diferente, da maneira que o artista olha.
Mas é possível ensinar a desenhar?
Desde o século 19, duas escolas se alternaram no dia-a-dia: a tradicional, segundo a qual as crianças devem copiar modelos, e a renovada, que defende que eles não precisam de orientação.
Hoje, o modelo contemporâneo propõe que o melhor é instigá-los a criar partindo do conhecimento do mundo da arte e da cultura visual.
É o que os especialistas chamam de "desenho cultivado".
No livro O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores, Rosa Iavelberg, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), comenta essas mudanças.
Segundo ela, a escola tradicional pregava que, por não saber desenhar, as crianças precisavam treinar habilidades e cópia para chegar ao referencial de imagens figurativas, cada vez mais próximas da realidade e dos modelos da arte adulta.
Professoras responsáveis
Marileica e Carla
QUER SABER MAIS?
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/importancia-desenho-pre-escola-educacao-infantil-desenvolvimento-541441.shtml?page=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário