Rodinha de converça
Com os alunos organizados em uma roda de conversa, distribua cerca de 20 palitos para cada um.
Depois, converse com a turminha sobre as diferentes possibilidades de representarmos diferentes formas através da utilização de palitos.
Cada um terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para conversar e decidir o que irá construir, utilizando no máximo os 20 palitos recebidos.
Depois de decidido, executarão o que pensaram com os palitos, num tempo estimado de vinte minutos a 30 minutos.
Após esse tempo, as crianças deverão explicar o que formaram com os palitos.
Com as atividades propostas o aluno poderá:
Com os alunos organizados em uma roda de conversa, distribua cerca de 20 palitos para cada um.
Depois, converse com a turminha sobre as diferentes possibilidades de representarmos diferentes formas através da utilização de palitos.
Cada um terá um tempo de aproximadamente cinco minutos para conversar e decidir o que irá construir, utilizando no máximo os 20 palitos recebidos.
Depois de decidido, executarão o que pensaram com os palitos, num tempo estimado de vinte minutos a 30 minutos.
Após esse tempo, as crianças deverão explicar o que formaram com os palitos.
Com as atividades propostas o aluno poderá:
- utilizar palitos para construir diferentes formas;
- identificar formas geométricas nas construções dos alunos;
- estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos
Duração da atividade
Aproximadamente 30 minutos –
Propomos uma atividade com palitos que envolvam desafios a serem resolvidos pelos alunos a partir da utilização de palitos.
- Quantos palitos foram usados?
- Quantos sobraram?
- Todos os grupos utilizaram a mesma quantidade de palitos?
Professora
Marileica Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário