A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório.
É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os seis anos de idade de uma criança.
Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização .
OBJETIVOS DE ACORDO COM O REFERENCIAL CURRICULAR
NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
(RCNE)
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma clara, cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se com integrante, dependente e agente transformador;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, necessidades, expressar suas idéias e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar).
Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.
Não cabe à educação infantil alfabetizar a criança.
Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.
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