2012



Crie glitters aqui!


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus FELIZ 2012!!!
"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender" (Augusto Cury)

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É Brincando que se adquiri conhecimento!

BLOG - Marileica Chaves Bezerra

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sábado, 2 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNCIA SOBRE O AUTISMO



Foi criado pela ONU, em 02 de abril de 2008.


Você sabe o que é autismo?


O assunto é muito sério, mas pouco discutido: o AUTISMO, é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente.



O psiquiatra norte-americano Leo Kanner usou o termo autismo infantil depois de ter sido reconhecido como responsável por algo novo.


Em 1943, ele descreveu, em sua publicação intitulada Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo, um grupo de onze casos clínicos de crianças.


Elas apresentavam extremo isolamento - não tinham habilidades para se relacionarem com outras pessoas e situações , falha no uso da linguagem para comunicação e desejo obsessivo ansioso para a manutenção da mesmice.


Isolamento: Essa é a característica central do autismo.

A criança que prefere ficar sozinha em vez de com a mãe, que não gosta de ser colocada no colo e não olha para as pessoas com freqüência




As vezes o autismo é confundido com outras doenças que têm sintomas parecidos.

Ele é mais confundido com o retardo mental e, em aproximadamente 75% dos casos, há superposição dos dois transtornos.

O diagnóstico de paralisia cerebral é também comumente dado aos portadores de autismo.


As características do autismo devem surgir até os três anos de idade .


* Relacionamento interpessoal comprometido;

* Atraso significativo ou ausência da linguagem verbal, mímica e gestual;

* Comportamentos repetitivos e estereotipados;

* Interesses restritos.



Há também o comprometimento em três organizações estruturais do

funcionamento mental-psíquico:



* As funções executivas(são as capacidades de avaliar uma situação ou cenário, planejar a melhor solução, executá-la e avaliar sua execução).


* A Teoria da Mente( é a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender intenções, mentiras e piadas, e responder a elas adequadamente)


* A Teoria da Coerência Central(é a capacidade que as pessoas têm de, ao olhar um cenário, agregar todas as informações visuais num só contexto)



De acordo com o psiquiatra, o autista pode ficar curado do ponto de vista funcional, mas dificilmente vai ter uma reabilitação completa do ponto de vista técnico.


"Aos olhos de um profissional da área o autista não pode ficar completamente reabilitado, mas do ponto de vista da população, sim.".


Inclusão Social e Escolar - Para ajudar os autistas, é fundamental que a família e amigos os tratem normalmente, tentando entendê-los em sua forma de ser e assim tentar ajudá-los, propiciando tratamento em todas as áreas que precisem. O tratamento é basicamente feito de reabilitação: psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, escola, fisioterapia, musicoterapia etc.



INFORMAÇÕES FOI EXTRAÍDA DO SITE




Como tradicionalmente ocorre nesta data, prédios e monumentos se acendem de azul para pedir mais qualidade de vida e informações que garantam o diagnóstico precoce das crianças portadoras da síndrome.




NOSSO BLOG NÃO SERIA DIFERENTE, NÃO FICAREMOS SÓ NESTA DATA E SIM O MÊS INTEIRO



DICA DE FILME SOBRE O REFERIDO ASSUNTO




Filme: Mary e Max - Uma amizade diferente


Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, onde Max retrata seu transtorno de asperger , o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas ...


Eu particulamente gostei muito do filme..


Não é para crianças

A censura é de 12 anos e, apesar de não haver cenas fortes, alguns fatos que ficam sugeridos no filme são bastante tristes


Mary tem uma família um tanto desajustada e Max é bastante solitário. A animação mostra com uma didática cristalina e sensibilidade tocante o dia a dia de um portador da síndrome de Asperger, como todos os seus rituais, sua dificuldade em reconhecer e lidar com as emoções dos outros e as suas próprias e os desafios que enfrenta nas relações interpessoais.


No entanto, o filme também é capaz de mostrar como é possível, mesmo vivendo em condições tão adversas como Max e Mary, desenvolver habilidades para lidar com as próprias limitações e, acima de tudo, como uma boa amizade pode conferir resiliência para os vinculados através dela.



TRANSTORNO DE ASPERGER


Este é um transtorno que prejudica o desenvolvimento da comunicação, comportamento e relacionamento com outras pessoas. Apesar de haver alguma semelhança com o transtorno autista, não há atraso marcante na linguagem e no desenvolvimento cognitivo ou de habilidades de auto-ajuda. A pessoa demonstra curiosidade em relação ao ambiente ao seu redor na infância.


QUEM QUISER BAIXAR DA NET ... VAI O LINK


http://www.downlivre.info/mary-e-max-uma-amizade-diferente-dublado




Marileica Chaves

Psicopedagoga com especialização em Educação Infantil e Especial


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