TURMA
Infantil IV
DISCIPLINA
Artes
CONTEÚDO
Coordenação Motora Fina
Discriminação Auditiva e Visual.
Atividades com música
TEMA
Aquarela
Toquinho(Cantor e Compositor Brasileiro)
JUSTIFICATIVA
A música possibilita uma diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, estimula a aprendizagem.
A linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil
OBJETIVO GERAL
Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons fortes e fracos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a memorização de pequenas músicas e gesto.
Incentivar e desenvolver o hábito de colorir , estimulando assim a criatividade da criança.
Desenvolver a atenção.
Desenvolver o gosto pela música
Trabalhar a escrita do próprio nome .
METODOLOGIA TRABALHADA
No primeiro momento, assistimos o vídeo (Aquarela de Toquinho )pedimos que as crianças sintam a música, se possível fechar os olhos para imaginar
Perguntar o que mais gostaram da música.
No segundo momento, as crianças receberam um livrinho com ilustrações referente a música para colorir,solicitamos que cada um escreva o seu nome
DURAÇÃO
30 a 40 minutos
Agora, mão a obra!
Vamos colorir!!
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva.
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul.
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco navegando,é tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo e se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida .
De uma América a outra consigo passar num segundo.
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está.
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar.
Sem pedir licença muda nossa vida,depois convida a rir ou chorar.
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.
Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim Descolorirá
A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral
O envolvimento das crianças na atividade proposta foi surpreendente!
PROFESSORAS- Marileica e Solange
CARLA SILVA
Psicopedagoga clinica do Núcleo de Pesquisa e Atendimento ao Aluno com Diagnóstico de DPAC do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) do Distrito Federal.
Um comentário:
ADOREII essa aula com a musica aquarela. Como consigo a cópia desse livrinho, muito bom, gostaria de utiliza-lo em uma de minhas aulas. meu e-mail e sireginaac@gmail.com, se puder me mandar uma copia ficaria muito feliz. bjos sucesso. profª Silvia
Postar um comentário